A importância da comunicação e a oportunidade de aprender LIBRAS.

“É como se tivéssemos recebido um filho dentro da normalidade, capaz de fazer tudo que quisesse no mundo. Só que ele sabe outra língua! Nossa vida é importante, e lutar pela liberdade dos nossos filhos também. Seja libras, viva libras, orgulhe-se de ser libras!”

Nesse artigo, nós temos uma convidada muito especial! Minha mãe vai falar um pouquinho para vocês a respeito da comunicação.

Imagina a nossa dificuldade se não houvessem línguas do mundo, não é verdade? Ficaria difícil cada um dando um significado, sem poder se expressar, sem poder colocar o que o que está dentro de si e, também, com muita dificuldade receber alguma coisa, mas colocando para o mais fácil, não sei se vocês sabem, a nossa filha mais velha, irmã da Débora, – nós temos quatro – ela é surda! E, com essa surdez, ela nos ofereceu a oportunidade de aprender Libras. Porque fora da comunicação não há salvação! Então, me referindo a famílias que tenham tido o privilégio de haver recebido um de seus membros normalmente são os filhos que chegam com essa oportunidade, trazendo essa oportunidade, de nos ensinar libras, de nos dar a oportunidade de nos comunicar com outra língua, de trazer o bilinguismo para dentro da família, onde nós continuamos com a língua nativa nossa, que é o português, sem oprimi-lo e sem condicioná-lo a também viver numa linguagem, ou expressar-se numa língua, que ele não nasceu com ela!

É como se tivéssemos recebido um filho dentro da normalidade, capaz de fazer tudo que quisesse no mundo. Só que ele sabe outra língua! Dentro dele bate – ele nasceu no Brasil – a Libras! Ele trouxe a Libras como bagagem, trouxe a Libras como forma de expressão das suas emoções, sentimentos, desejos, sonhos… E como conviver com alguém com quem tu não podes compartilhar tudo isso? É viver engessado, com uma múmia dentro de um sarcófago. Assim, é difícil construir uma família feliz. A felicidade é uma opção individual, mas eu creio que cabe aos pais oferecer a oportunidade de serem, sem imposições, sem certo ou errado, sem o que os outros acham! Nossa vida é importante, e lutar pela liberdade dos nossos filhos também. Seja libras, viva libras, orgulhe-se de ser libras!

Muito obrigada! E, vamos aprender libras!
Nos acompanhe aqui, no Youtube Débora Libras, no Instagram @debora_libras, e vamos em frente!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Últimos posts