Senta que lá vem a história! Vamos conversar sobre a história por trás do sinal de falar em Libras. Vem comigo e Senta Que Lá vem a história!
No episódio passado nós já vimos que libras tem influência da língua francesa de sinais. Muito bem, mas, Débora, o que isso tem a ver com sinal “falar”? Talvez, no momento, para você, não faça sentido, mas estou aqui para te mostrar como é que vai passar a fazer sentido.
Em francês, falar é “paler”, por isso a letra “P” de “parle”. Saindo da boca, do rosto:
Parle/.
Conforme você compreende a história por trás de cada sinal, não há necessidade de decorar; Passamos a entender por que aquele sinal é feito daquela maneira. Existem sinais que, quando você olha, você logo compreende, como comer, dormir, caminhar… São os sinais icônicos, mas muitos sinais arbitrários você olha e não compreende porque eles são assim, de onde eles vieram? Tudo tem uma explicação!
Dá uma conferida no vídeo também caso tenha dúvida em como fazer o sinal de falar em libras!
Não perca o próximo episódio de senta que lá vem história!
Beijo, beijo!
LIBRAS
LIBRAS significa Língua Brasileira de Sinais. É a língua de sinais utilizada pela comunidade surda no Brasil. Assim como as línguas orais, a LIBRAS possui gramática própria e é reconhecida como um meio legítimo de comunicação e expressão linguística. É fundamental para a inclusão e a comunicação efetiva entre pessoas surdas e ouvintes.