Senta que lá vem a história! Dessa vez, vamos entender a história por trás do sinal de mulher em Libras. Vem comigo!
A libras tem origem na língua de sinais francesa também, você sabia disso? Pois é, a língua francesa de sinais influenciou muitos sinais que nós temos hoje na língua brasileira de sinais. O sinal de “mulher” também tem a ver com essa origem. Veio da língua de sinais francesa porque as mulheres, na época em que esse sinal foi criado na língua francesa de sinais, usavam a “costeleta”, essa parte do cabelo que fica no rosto, na frente da orelha. Era a marca do feminino. Então as mulheres se arrumavam e colocavam um cabelinho assim, sabe? E ficou como uma marca, uma representação, um marco visual da mulher, então, este sinal (mulher) teve origem nesta referência visual.
Mulher.
E aí, gostou da história? Quer conhecer mais sobre a história de alguns sinais da libras? Isso é muito bom, pois quando você entende o que aquele sinal quer dizer, a história que está por trás daquele sinal, você não precisa decorar o sinal! Você compreende e absorve isso de maneira natural, aprofundando o conhecimento.
Dá uma olhada no vídeo de como fazer o sinal de mulher em Libras!
Não perca o próximo artigo “Senta Que Lá vem a história!”.
Beijo, beijo!
LIBRAS
LIBRAS significa Língua Brasileira de Sinais. É a língua de sinais utilizada pela comunidade surda no Brasil. Assim como as línguas orais, a LIBRAS possui gramática própria e é reconhecida como um meio legítimo de comunicação e expressão linguística. É fundamental para a inclusão e a comunicação efetiva entre pessoas surdas e ouvintes.