SINAL de PROFESSOR em LIBRAS – ORIGEM dos SINAIS

No “Senta que lá vem a história” de hoje, vamos ver o sinal de professor e, LIBRAS! Senta que lá vem a história!

O professor em Libras é feito com a letra “P”, até aí tudo bem, “P” de professor. Mas, porque é este movimento? Os professores fazem esse movimento em sala de aula? Bom, não faz sentido, Débora. Faz! Vem comigo entender a história do sinal. Os primeiros professores no Brasil eram Jesuítas, eram padres, e os padres, além de ensinar, também benziam e faziam o movimento lateral com a mão, não com a letra “P”, mas com a água benta, faziam, benziam o povo. Professor é o “P” de “benzer”. Professor é o ser que benze! 

Essa é a história que eu conheço! Não, ela não existe escrita em nenhum outro lugar. E é justamente por isso que eu resolvi registrar a história dos sinais nessa série “Senta que lá vem história”! Eu acho que quando você entende, não precisa decorar nada. Assim sendo, você absorve a língua e ela passa a fazer parte da sua lógica.

É isso que eu levo para vocês! É isso que eu levo para os meus alunos! Assista o vídeo para complementar os seus estudos e visuaizar o sinal de professor em Libras.

Beijo, e não perde o próximo episódio de Senta que lá vem história.