Dicionário em LIBRAS – Libras em suas Mãos

Você sabe qual é o melhor dicionário de libras para você, para o seu caso? Não sabe? Vem comigo que eu vou te contar! Existe, na libras, basicamente, dois grupos de dicionários, um grupo de dicionário é esse aqui:

Esse dicionário são três volumes, em papel, é um dicionário completo em todos os sinais da libras. O autor é o Capovilla. Então, por exemplo, vamos ver aqui o sinal de amor, aniversário… Veja, ele traz o sinal de aniversário desenhado:

E aí explica qual é a configuração de mão, qual é o movimento, se existem variações de estado para estado ou não, tá? O objetivo não é dar um curso sobre o dicionário, mas esse dicionário em papel, os dicionários em papel funcionam assim: vem o desenho do sinal e a descrição de como é que você deve fazer. O outro grupo de dicionários, são dicionários que inclusive eles são oferecidos gratuitamente, em alguns casos na internet, eles podem ficar em aplicativo ou em site, são os dicionários que são em vídeo, ou então, até em Avatar, né? Tem um boneco que faz a sinalização para que você descubra o sinal. Esses dicionários vão trazer o vídeo, o avatar se movimentando, e você consegue ver o sinal em Ação! Aqui não. Aqui ele está desenhado em uma folha de papel e ele não tem um movimento, você tem que olhar e compreender o que está desenhado então sinalizar, não copiar o vídeo que estão fazendo para você, né? Por exemplo, se eu chegar e fizer o sinal de “aniversário”,  é diferente de você olhar no papel o sinal de aniversário.

Agora, qual é o melhor dicionário pra você? Você compra os três volumes, ou eu vê o dicionário online na internet? Se você está começando na língua de sinais, o ideal é que você veja o sinal se movimentando na sua frente, porque 99% dos meus alunos que começam a aprender libras, pegam um dicionário em papel e não entendem o que está ali, o que está sinalizando, “será que a mão está de tal forma?”, é muita informação para decodificar. E aí, quando você põe o olho no sinal e vê o sinal em ação, é muito mais fácil para o iniciante ver o sinal sendo sinalizado em vídeo.

Em papel, você pode deixar um pouco mais para frente. Olha, já estou estudando um tempo, eu já tenho um vocabulário mais consistente, eu já sei o que são os parâmetros da libras, eu já sei o que que é uma configuração de mão, movimento, eu entendo um pouco mais de gramática para pegar a gramática no papel e trazer ela para vida real… Agora, mais um brinde especial: “onde eu acho dicionários na internet?”, vou dar um site para vocês e depois, se vocês quiserem mais recomendações, comenta aqui embaixo e curtam o texto que daí eu não sei foi um texto que vocês gostaram e faço mais material sobre isso. 
INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos. Essa foi a primeira escola de surdos do Brasil, fica no Rio de Janeiro, e vocês pesquisando por ele mesmo, você vai cair no site do INES e lá eles têm um dicionário gratuito online e vocês podem pesquisar ali sinais que vocês não conhecem! Vai aparecer o vídeo e também vai aparecer ali detalhada qual é a forma que a sua mão tem que realizar para fazer o sinal, por exemplo, aniversário, a configuração de mão está em y e também tem frase para ser feita com aquele sinal que você pesquisou. Ficou com alguma dúvida? Quer mais aula sobre isso? Comente para mim!

Beijo, beijo!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Últimos posts

Conheça a solução mais completa para Libras que você já viu

Preencha os dados abaixo para concluir sua matrícula
Preencha os dados abaixo para concluir sua matrícula
Preencha os dados abaixo para concluir sua matrícula
Preencha os dados abaixo para concluir sua matrícula