Difícil mentir para um surdo! – Expressões não-manuais

Quando um surdo descobriu que um professor estava mentindo, e não precisou de tradução ou interpretação para isso… Vem comigo conhecer as expressões não-manuais!

A Libras não é composta apenas pela das mãos, existem também as expressões não-manuais! Quais são? Os movimentos do seu rosto, da sua cabeça ou do seu corpo. Quando você leva um susto, por exemplo, ou está procurando alguma coisa e seu tronco se movimenta para frente, tudo isso faz parte da comunicação em libras. E não é algo que eu estou inventando, é algo que está na gramática das línguas de sinais do mundo.

A história

Estávamos em sala de aula, a professora entrou e o ocorreu o seguinte diálogo o qual eu fiz a interpretação para o português:

  • Aluno (em língua de sinais): Olá, tudo bem?
  • Professora (verbalizando): Oi, bom dia! Sim, estou bem!
  • Aluno: A senhora não está bem! 
  • Professora: É verdade! Eu não sei como você percebeu, mas eu estou realmente muito triste… Uma pessoa muito importante da minha família faleceu. 

Expressões não-manuais

Então, como é que o aluno notou isso? Ao final da aula a professora se aproximou e fez esse mesmo questionamento sobre como é que o aluno descobriu/percebeu que a ela não estava falando a verdade, que ela não estava bem. Porque numa sala com 60/90 alunos, ninguém se dá conta. E ele respondeu: porque você comunicou isso, professora, através de sua expressão facial.

É como se no português a gente fizesse a entonação ao invés de eu falar. Eu até posso estar com um sorriso no rosto, mas a minha voz, pela entonação, mesmo dizendo  estar bem, você já saca que a pessoa não está.

Teve uma vez que uma aluna, que estudou libras comigo, que é professora e aprendeu libras para trabalhar com libras em sala de aula, falou: “Professora, é impossível eu mentir para os meus alunos, pois quando as mãos dizem uma coisa, mas o que eu realmente quero dizer é outra coisa, a minha expressão e o meu corpo demonstram isso e eles pescam na hora.”.

Não se esquece que, além do blog, você de assistir os vídeos no canal do YouTube! Tem muito conteúdo por lá!

E aí, você já tinha pensado nisso? Me conte nos comentários! 

Beijo, beijo.