Quem pode aprender Libras?

Todas as pessoas que desejam de alguma forma se conectar, estar com um surdo na sociedade, poder se comunicar com pessoas que vivem em nosso país e falam Língua Brasileira de Sinais, não somente podem, como devem aprender Libras.

Professores, médicos, enfermeiros, advogados, jornalistas, engenheiros, treinadores… todas as áreas, sem exceção, precisam de acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais.  

“Então, Débora, se eu tenho um restaurante, uma cervejaria, uma lanchonete? Eu posso aprender Libras?” 

Eu digo que deve! Quantos restaurantes, bares e afins têm acessibilidade para surdo? Será, além de um diferencial no seu negócio, a possibilidade de levar diversidade linguística para os surdos sinalizantes do Brasil. Inclusive na cidade em que moro, temos funcionários de uma cervejaria que vieram aprender na Escola Seja Libras para levar acessibilidade ao seu empreendimento. 

“Mas Débora, até mesmo crianças podem aprender?”

Sim, podem. Eu aprendi quando era bebê. Minha irmã mais velha, Janaína, é surda. Nossos pais receberam instruções para aprender Libras e escolheram tornar nossa família bilíngue.  A Linguagem Brasileira de Sinais foi a minha primeira língua de comunicação. Depois aprendi português, inglês, Língua Americana de Sinais, francês, espanhol, alemão. 

Entretanto, o método que eu desenvolvi para o ensino de Libras é para jovens e adultos. Na plataforma os cursos estão direcionados para esse público. Mas se você é pai ou mãe e gostaria de ensinar Libras para seu filho, você pode estudar. Inclusive algumas aulas têm músicas infantis e você pode aprender e ensinar para as crianças com quem convive. O conhecimento só tem valor quando é compartilhado e para as crianças você pode compartilhar grande valor ao ensinar o que sabe de Libras.

Existem estudos, principalmente na América do Norte e na Europa, que mostram o quanto a Língua de sinais ajudam no desenvolvimento cognitivo dos bebês. Eu ensinei Libras para a minha filha, não apenas por ela ter uma tia que é surda, mas porque isso abriria portas para ela tanto no convívio social, quanto no desenvolvimento cognitivo e ampliaria a percepção visual dela no mundo.

Libras e o Português

O português é oral-auditivo e a Libras é visual-espacial, campos distintos que você pode trabalhar e desenvolver em conjunto. Quem aprende ambos só tem a ganhar. Venha aprender Libras, levar esse diferencial para o seu negócio, para o seu trabalho, para a sua família, amigos, vizinhos, para uma pessoa que você encontre e possa dialogar numa nova língua.

Aprenda essa língua que comunica acolhimento, respeito e inclusão. Saiba se comunicar com as pessoas que falam Libras, promova a diversidade linguística para os surdos sinalizantes do Brasil. Venha para a Escola Seja Libras e mude a sua vida, transforme o seu trabalho/empresa, por meio deste diferencial de inclusão mude a vida de muitos surdos brasileiros que necessitam ser ouvidos e acolhidos em mais espaços da sociedade