Muita gente começa a atuar como tradutor/intérprete de Libras com paixão e vontade de contribuir… mas sem ter ideia de como funciona o mercado. E a dúvida que mais chega até mim é: Débora, quanto cobrar por um trabalho de tradução ou interpretação em Libras?
A verdade é que existe, sim, uma base confiável que pode te ajudar a saber quanto cobrar com justiça e profissionalismo: é a Tabela de Remuneração da FEBRAPILS.
Mas o que é a FEBRAPILS?
A FEBRAPILS é a Federação Brasileira das Associações de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras. Ela representa a categoria profissional em todo o Brasil e ajuda a organizar, valorizar e defender os direitos desses profissionais.
Além disso, ela oferece conteúdos super importantes no site oficial, como notícias, documentos e a tão comentada Tabela de Referência de Remuneração, que é o foco do vídeo que publiquei no meu canal.
O que você encontra nessa tabela?
Nessa tabela, você vai ver sugestões de valores para diferentes tipos de trabalho:
✔️ Interpretação presencial em eventos
✔️ Atuação em hospitais, tribunais e delegacias
✔️ Tradução de vídeos e materiais digitais
Os valores mudam de acordo com a complexidade do trabalho e a experiência do profissional. Por exemplo: um evento técnico ou com vocabulário específico pode ter um valor sugerido de até R$ 144 por hora.
Além disso, você vai encontrar orientações que podem te ajudar na hora de negociar, com base em um padrão reconhecido nacionalmente.
Quer ver comigo, na prática, como usar essa tabela?
👉🏻 CLIQUE AQUI para conferir o vídeo onde eu navego junto com você pelo site da FEBRAPILS e te mostro o passo a passo para encontrar a tabela e entender como aplicar essas informações no seu dia a dia profissional.
Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com alguém! E se quiser continuar aprendendo Libras no seu ritmo, com leveza e propósito, me acompanha lá no Instagram: @debora_libras
Beijo, beijo e até o próximo post! 💜